30 de março de 2022

Preciso instalar painéis solares para utilizar essa fonte de energia? Felizmente, a resposta é não!

grupobc

Responsável por grande parte dos gastos de um negócio, reduzir a fatura de energia é o sonho de qualquer empresário. Para isso, alternativas como hábitos eficientes, treinamentos em equipe e consultorias são uma saída. Entretanto, a troca para uma fonte sustentável ainda é o que trará mais resultados. Mas como fazê-la tendo em vista os altos custos do mercado de painéis solares?

Neste post, ajudaremos você a entender a energia fotovoltaica e como ela pode chegar até a sua empresa sem a instalação de equipamentos. Boa leitura!

Compreendendo: painéis solares x energia fotovoltaica

Chamamos de energia fotovoltaica a eletricidade que é produzida a partir da luz do sol. Considerada uma fonte alternativa, renovável, limpa e sustentável, ela tem sido cada vez mais adotada no Brasil. Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apenas em 2020, essa indústria teve um crescimento de 70%. A explicação para dados tão relevantes é a economia.

Basicamente, esse tipo de sistema funciona assim: células de material semicondutor são instaladas nos telhados, cercas ou áreas ensolaradas de residências e empresas. Ao incidir sobre a estrutura, o sol provoca a movimentação dos elétrons, transportando-os pelo material. Assim, eles são captados por campos elétricos e se tornam uma corrente contínua. Após, essa eletricidade passa por um inversor onde é transformada em alternada e já pode ser consumida por aparelhos elétricos.

Tipos de energia solar

Além da fotovoltaica, também há a energia heliotérmica e a fototérmica. Ambas utilizam os painéis solares ou receptores como base para absorver o calor do sol, entretanto funcionam de formas diferentes. Confira abaixo.

  • Heliotérmica: um pouco mais complexa, a heliotérmica é utilizada apenas em processos industriais. Nesse sistema, a radiação do sol é acumulada em um único ponto chamado de receptor. Lá, ela é absorvida e armazenada para aquecer um fluido térmico. O aquecimento gera um vapor que faz com que as turbinas se movimentam e acionam um gerador, produzindo energia.
  • Fototérmica: tem como base um sistema de aquecimento solar. Nela, os painéis solares captam a energia térmica da radiação e a transferem para a água, deixando-a aquecida. Por fim, o elemento fica armazenado em reservatório térmico, mantendo sua temperatura até o momento da utilização. Pode ser vista em casas, comércios e indústria.

Utilizando a energia fotovoltaica sem painéis solares

Como você viu acima, os painéis solares são essenciais para a captação e conversão do sol em eletricidade. Entretanto, investir em um sistema completo de células fotovoltaicas pode ter um alto custo. O valor da instalação é composto com base em fatores como tamanho do imóvel, frequência de uso, quantidade de pessoas, entre outros. De acordo com uma simulação realizada pela Revista Forbes, o preço mínimo parte dos R$ 20 mil reais.

Se arcar com tudo isso não é uma opção para você, a melhor alternativa é a Geração Distribuída. Recentemente regulamentada pela ANEEL, ela não necessita de implantação e oferece uma economia de até 18% na conta de luz. Nesse modelo, é possível contratar uma empresa geradora (que possui usina) ou comercializadora (que atua como gestora de carteira) de forma livre. Dessa forma, é utilizada uma usina compartilhada que gera a energia. Essa produção é enviada à distribuidora convencional da sua cidade que, por sua vez, abate o valor dos créditos contratados da sua conta.

É assim, de forma simples, que você utiliza a energia fotovoltaica e não precisa ter painéis solares na sua casa ou empresa. Além disso, é possível escolher entre três modalidades conforme aquilo que faz mais sentido para a sua necessidade.

Conheça as opções que dispensam painéis solares:

  • Geração compartilhada: nessa modalidade, a energia compartilhada pode ser usada por um grupo de pessoas físicas ou jurídicas, por meio de consórcio ou cooperativa e que estejam em locais atendidos pela mesma rede distribuidora de energia. Dessa forma, os créditos produzidos são divididos e utilizados por um conjunto de residências ou lojistas, por exemplo, para reduzir o preço da conta de luz. Essa solução dispensa a instalação de qualquer equipamento ou painéis solares no seu negócio.
  • Autoconsumo remoto: para empresas um pouco maiores e que buscam a redução de custos, o autoconsumo remoto é uma ótima ideia. Nele, negócios que possuem acima de 3 filiais em um município atendido pela mesma distribuidora podem conectar-se para economizar. É possível diminuir o consumo em cada uma delas tendo o sistema gerador instalado em apenas uma das unidades. Logo, o excedente de um endereço é compensado em outro imóvel de mesma titularidade.
  • EMUC (Empreendimento com Múltiplas Unidades Consumidoras): nesta solução de energia para empresas, o endereço do seu estabelecimento deve ser no mesmo local que outros negócios. Um bom exemplo são as lojas e clínicas de shoppings e galerias, e a decisão da geração econômica deve ser de todos os empresários. Por estarem em um mesmo endereço, eles possuem apenas uma conexão elétrica com a distribuidora. Porém, a utilização é controlada de forma individual. Assim, a solução é instalada diretamente onde a energia é utilizada e todos os valores e descontos são divididos.

Que tal testar a economia da geração distribuída na prática? No site do Grupo BC Energia, temos um espaço especial para simular o quanto a sua empresa pode economizar com isso. Tudo, é claro, sem precisar investir em painéis solares ou outros equipamentos. Por lá, você também poderá tirar dúvidas e encontrar outras dicas para um consumo energético mais eficiente. Esperamos por você!

Uma resposta para “Preciso instalar painéis solares para utilizar essa fonte de energia? Felizmente, a resposta é não!”

  1. Adalberto Cunha Batista disse:

    Olá gostaria de trabalhar com energia solar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *