23 de junho de 2022

ACR e ACL: quais são as diferenças entre os modelos?

grupobc

Segundo o Portal Solar, quase 18% das empresas utilizam energia fotovoltaica. A tendência é que esse número cresça cada vez mais com a popularização das fontes renováveis. Contudo, o que ocorre com algumas companhias é a falta de conhecimento suficiente sobre o tema. Isso resulta no não aproveitamento dessa solução ou em uma escolha errada. Para você entender melhor, existem dois modelos de energia solar: ACR e ACL. O primeiro é o Ambiente de Contratação Regulada e o segundo, Ambiente de Contratação Livre.

Se a sua intenção é poupar nas finanças, é preciso entendê-los. Assim, vai conseguir avaliar e ver qual se encaixa melhor na sua realidade. Afinal, a conta de luz representa até 40% dos gastos da empresa. E temos certeza que você quer ir na contramão dessa estatística e se destacar por uma saída que gera economia e sustentabilidade. Neste conteúdo, vamos mostrar todas as respostas. Boa leitura!

Leia também: Autoprodução e Geração Distribuída: quais são as diferenças?

Entenda as diferenças entre ACR e ACL

Como mencionamos, existem duas formas de contratação desse tipo de energia renovável. Antes de tomar qualquer decisão, saiba quais as diferenças entre elas. Vamos começar com o Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

Ele é formado pelos consumidores cativos. São aqueles que consomem obrigatoriamente da distribuidora da região com valores regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A exemplo de residências e pequenas empresas. Assim, essas consumidoras pagam por um pacote fechado que inclui o custo da geração e distribuição. Um ponto que deve ser levado em consideração é que a ACR está sujeita às bandeiras tarifárias.

Já o Ambiente de Contratação Livre (ACL) é formado por consumidores que podem realizar o acordo diretamente com a comercializadora. Nessa categoria, cabem as grandes corporações e indústrias, pois é necessário ter, pelo menos, 500 kW de demanda contratada.

Veja 5 dicas para economizar luz na sua clínica.

Uma das características mais interessantes dessa modalidade é que a precificação basicamente é uma negociação. Isso porque ela é feita de acordo com o perfil, gastos e as condições do cliente. E, como o mercado é bem disputado, dá pra conseguir um ótimo valor! Dessa forma, pode aproveitar os 30% de economia e a previsibilidade orçamentária ― afinal, paga-se o mesmo valor todos os meses.

Aqui, ficaram claras as diferenças entre o ACR e ACL. A partir das informações, você, como gestor, vai precisar fazer uma análise e ver qual melhor se relaciona com o perfil do seu negócio. Abaixo, daremos algumas dicas para tomar essa decisão.

Veja o que levar em conta na hora de escolher

No começo deste artigo, falamos da grande parcela que a conta de luz ocupa no orçamento. Principalmente depois dos aumentos consecutivos da Aneel no ano passado. Esse acontecimento fez perceber, com força, o problema de ficar dependente da energia convencional. Afinal, não dá para ficar à mercê da instabilidade, não é mesmo? O financeiro vai agradecer!

Uma boa forma de decidir também é com o auxílio de profissionais especializados por meio de uma consultoria. Ela vai sanar as dúvidas e vai ajudar o contratante de primeira viagem. Considere esse serviço!

Saiba como começar a realizar a transição energética

A transição energética é quando decide-se mudar de uma energia baseada em combustíveis fósseis para uma renovável. Assim, reduzindo a emissão de carbono e o impacto ambiental.

Na realidade corporativa, a economia é muito importante, mas a atitude verde traz credibilidade no mercado. Além, é claro, de estabelecer maior empatia com os clientes e ter a possibilidade de receber incentivos fiscais.

Existem diversas formas de começar essa transformação e uma delas é com o Programa de Eficiência Energética da Aneel. Com um bom planejamento e consciência, você pode reduzir gastos e, ainda, ser pioneiro na sua região. Se quiser entender melhor sobre o tema, acesse nosso artigo “Transição energética: saiba qual é o próximo passo para a sua empresa”.

Para colocar em prática tudo o que falamos aqui, conte com o Grupo BC Energia. Conheça mais sobre a gente neste link. E continue acompanhando regularmente nosso blog para receber mais notícias sobre energia sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *