28 de outubro de 2021

Crise hídrica: como a energia renovável te ajuda a fugir dos altos custos com energia

grupobc

A crise hídrica vem se tornando cada vez mais uma pauta presente no dia a dia dos brasileiros, afinal, a situação não parece nada favorável. Apesar de termos grande quantidade de água disponível, o gerenciamento desse recurso é ineficiente. Enfrentamos, também, o desmatamento da floresta Amazônica. Consequentemente, vimos com menos frequência o fenômeno chamado rios voadores e esse problema impacta diretamente na falta de chuvas. Por isso, em locais como Centro-oeste e Sudeste, o risco de escassez e racionamento é grande. Você pode conferir esse dado no Monitor de Secas do Governo Brasileiro.

Aqui, é importante evidenciar que essa falta impacta em diversos setores como o agrícola, industrial e até na eletricidade de nossas casas e empresas. Como uma alternativa para solucionar esse problema, cresce a adesão à energia renovável.

Atualmente, o Brasil está na 11ª posição do Índice de Atratividade de Países em Energia Renovável, elaborado pela EY (Ernst & Young Global Limited). E, devido à crise hídrica, estima-se que o interesse geral nessa opção, cresça. Isso porque ela é uma oportunidade de superar o momento e diminuir os custos na conta de luz.

Para entender mais sobre o assunto e escolher a melhor forma de agir no seu caso, confira o nosso conteúdo abaixo. Explicaremos porque a crise impacta no setor de energia, como é possível resolver e, ainda, temos uma dica especial no final. Acompanhe!

Por que a energia renovável é uma das soluções para a crise hídrica

Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por 90% da fonte de eletricidade no Brasil. Dessa forma, sem água em abundância, a geração fica prejudicada. Para você ter uma ideia: os principais reservatórios do país estão atuando com menos de 30% da capacidade. Nesses casos, outros meios são utilizados, como as termelétricas, que trabalham com gás, óleo ou carvão. Porém, como são métodos mais caros, automaticamente, o preço por kWh aumenta.

Nesse contexto que vivemos, é necessário pensar em alternativas emergenciais para, assim, evitar apagões. Entre os especialistas, o consenso é a energia fotovoltaica, ou seja, gerada através do sol. Essa recomendação geral acontece porque, com ela, não é necessário o uso de água para desenvolver eletricidade. Sem contar que tem custo mais baixo e impacta menos no bolso do consumidor. Na verdade, na maioria dos casos, pode até ajudar a economizar. Além disso, gera consequências mínimas ao meio ambiente, quando comparado ao que utilizamos hoje.

Apesar de servir como uma medida para resolver uma situação de forma rápida, a energia renovável não está de passagem. A crise hídrica pode, inclusive, ser uma oportunidade maior de consolidação desse método no país. Por fim, essas circunstâncias deixam sinal de que é necessário ampliar e facilitar as matrizes energéticas que possuímos, para assim, diminuir as chances de escassez.

Agora, temos uma dica importante para você que gostaria de melhorar a situação da conta de luz da sua casa ou do seu negócio. No próximo tópico, entenda como adotar a energia renovável de um jeito simples. Confira!

Entenda como aderir à energia renovável

É comum as pessoas acreditarem que para utilizar a luz solar é preciso instalar painéis, ter um grande espaço disponível e um alto investimento. Realmente, alguns casos exigem essas condições. Mas, atualmente, já existem diversas maneiras de optar pela energia fotovoltaica sem arcar com os custos de instalação.

O Grupo BC Energia oferece esse tipo de solução. A depender do seu perfil de consumo, você tem a opção de utilizar o mercado livre de energia ou o modelo de geração distribuída. Abaixo, explicamos um pouco mais sobre cada um deles.

  • Mercado livre de energia:criado com o objetivo de estimular a livre concorrência e o investimento do setor privado na geração de energia, O Ambiente de Contratação Livre de energia, ou ACL, possibilita que grandes consumidores reduzam seus gastos com energia com previsibilidade e liberdade de compra de acordo com as cotações de preços do dia da compra. Essa liberdade permite a contratação de fontes renováveis, sendo esse tipo de energia a protagonista na redução de custos. Por enquanto, apenas clientes que consomem acima de 500 kW podem entrar para o mercado livre.
  • Geração distribuída:existem 3 modelos que se encaixam em diferentes situações. Eles são: autoconsumo remoto, geração compartilhada e empreendimento com múltiplas unidades consumidoras. Essas opções possibilitam o fornecimento de energia em empresas, casas ou até grandes locais, como shoppings. Mas, nesse caso, o importante é entender que é possível aderir à ideia sem instalação de painéis. Dessa forma, é utilizada uma usina compartilhada já existente.

Se você está procurando formas de controlar os valores gastos em eletricidade, essa, com certeza, é uma opção eficaz. Seja para sua residência ou para diminuir os custos do seu negócio. Entre em contato com o Grupo BC Energia e entenda como a energia renovável pode ajudar. Com a gente, é possível diminuir a sua conta em até 30% e, ainda, passar pela crise hídrica sem grandes percalços. Fale com nossos especialistas e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *